sexta-feira, 30 de julho de 2010

Definições da reunião com o prefeito e da Assembleia


Na última quarta-feira (28) foi realizada a reunião da comissão do sindicato com o novo gestor municipal. Na ocasião foram discutidos os seguintes pontos, com as seguintes definições:

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

O prefeito alegou que não tem conhecimento das alterações que foram aprovadas na Câmara, pois não há na prefeitura nenhum registro da lei e pediu um prazo de 30 dias para solicitar à Câmara o envio do projeto e assim dar um parecer aos profissionais da educação.

Apesar disso, a mudança de nível, tão aguardada pelos profissionais, será feita no mês de setembro. Solicita-se, dessa forma, que ao entregar documentação do recadastramento o profissional entregue seu certificado de conclusão autenticado para fazer a mudança de nível. A diferença será percebida no salário do mês de setembro.



LIBERAÇÃO SINDICAL

A liberação de um profissional para atuar no sindicato era uma antiga reivindicação da entidade. Na reunião foram cedidas 20 horas de um profissional para o sindicato.


RECURSOS DO FUNDEB

Sobre a informação do recurso de 298 mil reais que havia chegado à prefeitura, o prefeito afirmou que desse recurso foi sacado um montante de 126 mil reais pelo antigo gestor e que já estava acionando a justiça para saber qual foi o destino do dinheiro. Com isso, o prefeito afirmou que fará o repasse dos 60% do que restou no pagamento de setembro, pedindo um prazo de 30 dias para informar de quanto será repassado. O prefeito alegou que não poderia fazer o repasse antes porque a prefeitura havia mudado a contabilidade neste mês.



TERMOS DE POSSE

Alguns profissionais que haviam perdido seus termos de posse tinham enviado um requerimento ao setor pessoal solicitando a segunda via do documento, no entanto, na última semana o setor pessoal informou que o secretário de administração havia ordenado o bloqueio da liberação do documento. Passado o caso ao prefeito o mesmo disse que não tinha conhecimento do fato e que iria tomar providências, pois o documento é um direito do servidor.



AJUDA DE CUSTO PARA GRADUAÇÃO E PÓS – GRADUAÇÃO

O prefeito afirmou que a ajuda de custo será de 100 reais para todos que estiverem cursando. Disse ainda que não poderia pagar as mensalidades atrasadas da pós-graduação daqui de Ponto Novo. E informou ainda que esta ajuda de custo sairá dos 40% do FUNDEB.


FUNÇÃO DO PROFESSOR MURILO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O professor Murilo não exerce nenhum cargo comissionado na secretaria de educação, ele continua sendo professor, com 40 horas, prestando serviço à Secretaria de Educação, assim como a professora Selma, que tem a mesma função.


DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA

Na Assembleia realizada na sexta-feira (30) foram repassadas todas as informações acima e realizada a eleição para compor a diretoria do sindicato. Foram eleitos: Alex Alves para o cargo de coordenador; Maria Dilza para vice-coordenadora; Vanderléia Miranda para o cargo de secretária; e Gislene Carneiro para suplente.

Com isso a diretoria do Sindicato fica com a seguinte composição:

Coordenador: Alex Alves

Vice-Coordenadora: Maria Dilza

Secretária: Vanderléia Miranda
Secretário Sindical: Neidson Venâncio

Tesoureira: Sária Rodrigues

1ª suplente: Sylmar Cavalcante

2ª suplente: Gislene Carneiro

O coordenador assumirá a liberação cedida pela prefeitura e ficará responsável pelo encaminhamento de ofícios e atendimento na sede com programação a ser definida.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comissão se reuniu com o prefeito

Nesta quarta-feira (28) a comissão do sindicato se reuniu com o novo gestor. Temos boas noticias para os profissionais da educação nesta sexta-feira, na Assembleia.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Secretário do Núcleo Sindical da APLB – Sindicato de Ponto Novo - BA, no uso das suas atribuições legais que lhe conferem o Estatuto CONVOCA a todos os servidores da educação filiados para a Assembleia ordinária da entidade que será realizada no dia 30/07/2010 (sexta – feira), às 10h, na sede do Sindicato, com a seguinte ordem do dia:
1. Informes da reunião com o prefeito municipal;
2. Eleição dos membros da diretoria para os cargos: coordenador, vice-coordenador e um suplente.
A votação se dará com o quorum presente na data e horário previstos.
As 15h será realizada reunião para informes com os profissionais que não puderem se fazer presentes a Assembleia.


Ponto Novo - BA, 28 de julho de 2010.


Alex Alves da Silva
Secretário

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Marcada reunião com o prefeito

Ontem recebemos a comunicação por parte da assessoria do novo gestor municipal que a reunião pleiteada pelo sindicato com o mesmo já está marcada para a próxima quarta feira (28). Hoje receberemos o oficio confirmando o horário da referida reunião.

domingo, 18 de julho de 2010

Comprovante de votação na internet


Se você perdeu seu comprovante de votação da última eleição, item exigido no recadastramento dos funcionários públicos de Ponto Novo, saiba que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fornece a certidão de quitação eleitoral gratuitamente via internet. 

domingo, 11 de julho de 2010

Resultados do IDEB em Ponto Novo


Na semana passada o MEC divulgou os resultados do IDEB do Brasil. O IDEB foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB. 

Em Ponto Novo a média geral nas séries iniciais que era de 3.5 no ano 2007 caiu para 2.7 em 2009, mesmo índice que tinha no ano 2005.  O índice ficou abaixo da meta de 3.1 projetada pelo MEC. Nas séries finais foi apresentado um pequeno aumento de 2.4, em 2007, para 2.5 em 2009. A meta projetada para as séries finais era de 3.0 para 2009.

No desempenho por escola, todas as escolas municipais nas séries iniciais que tiveram índice no ano 2007 apresentaram queda em 2009. Foram elas: Manoel Inácio (de 3.1 para 2.5), ACM (de 2.7 para 1.7), Estadual de Ponto Novo (de 4.0 para 2.5), Simião Pereira (de 3.4 para 2.3) E Lafaiete (de 3.2 para 2.7). Todas as escolas ficaram abaixo das metas projetadas.

Nas séries finais, a escola ACM apresentou um aumento de 1.9 em 2007 para 2.5 em 2009, ficando 0.5 acima da meta projetada. O Centro Educacional de Ponto Novo, maior escola do município, apresentou uma queda brusca em todos os anos, em 2005 o IDEB da escola era de 2.8, passando para 2.3 em 2007, e caindo para 1.9 em 2009. A escola Marilene Silva dos Reis teve um índice de 2.1 em 2009, não apresentando índices nos outros anos.

O que vem acontecendo com as escolas de Ponto Novo para apresentarem essas quedas nos índices da Educação Básica? O que poderá ser feito para melhorar esses números?
Essas são questões que deverão nortear os planejamentos educacionais do nosso município para que esses números possam apresentar melhoras em 2001, quando se fará nova avaliação.
Os dados estão disponíveis em: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/